terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cross-Domain Canonical Tag e as negociações comerciais envolvendo a busca orgânica

15 de dezembro de 2009 e Google lança a versão dos links canonicais para sites de mesmo dominio. É o Cross-Domain Canonical Tag, alternativa do redirect 301 para sites que tem conteúdo parecidos, semelhantes, iguais ou não iguais. Antes somente o mesmo dominio e sub-dominios podiam usar a tag canonical.

Exemplo, sites de notícias que usam como fonte de informação outros sites de noticias e acabam duplicando conteúdo. Ótima a iniciativa para evitar problemas de duplicação de conteúdo. Mas já parou pra pensar no problema comercial que é inserir o cross domain em sites? Imagina: um portal de noticias tem um acordo comercial com um site de noticias focada em economia, por exemplo. A mesma noticia sobre economia pode estar em ambas páginas na web, com dominios diferentes. Se vc colocar um cross domain canonical que dirá ao robo do buscador que portal de noticias deve ser indicado como conteúdo principal, ele vai parar de indexar as páginas do portal de noticias e não do site focado em economia. E agora? Quem perde o importante percentual de visitas by search engines?

Veja bem, essa não é um problema dos buscadores. Isso é um problema comercial entre as empresas. Existe receita envolvida nisso tudo. Como já falei antes, devemos pensar SEO fora da caixa.

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